JÁ SE PERGUNTOU SE FEZ OU ESTÁ FAZENDO O CURSO CERTO?
Decidir o curso de graduação não é fácil.
Afinal, sempre envolvemos muitas variáveis no processo de escolha.
Se é na IES pública ou privada; se dá para conciliar com o trabalho; se é perto ou longe de casa, se é 3, 4 ou 5 anos…. Enfim, o que deveria ser norteado pelo nosso maior sonho de vida acaba sendo submetido a variáveis que seriam perfeitamente contornáveis, se estivéssemos determinados a ser, ter ou fazer alguma coisa.
Olhar para si mesmo, perceber-se, apreciar-se nas suas qualidades, identificar forças e valores é muito importante nesse momento. Afinal, o curso que você vai fazer tem que estar alinhado com aquilo que verdadeiramente importa para você.
Durante as sessões de alinhamento estratégico de curso e propósito de vida, costumo fazer várias perguntas aos atendidos e sugiro alguns testes.
Se você está na dúvida sobre o que tem de melhor, há um teste fantástico, desenvolvido por Martin Seligma, pai da Psicologia Positiva e Peterson. Por meio dele, é possível medir as forças de caráter.
Eu não sei se você sabe, mas, sem o devido autoconhecimento, abri mão de fazer Arqueologia, para fazer Direito. De certo modo, abri mão de alguns de meus valores e daquilo que fazia meus olhos brilharem.
E, aos 48 anos quando percebi que o vazio consumiria meu peito, decidi me curar e viver a minha essência. Abri mão de quase tudo em Brasília, para vir morar em Rio Grande, RS, para realizar meu sonho e alimentar o sonho dos meus filhos. Vítor quer fazer Oceanologia e Geovana, pelo menos por enquanto, Medicina. Hoje, consigo olhar para trás e perceber que talvez não tenha sido um erro fazer Direito. Que o Universo nos reserva infinitas possibilidades. Na época escolhi aquela. Talvez tivesse sido menos feliz, talvez mais… O que importa é que honro minha história e reconheço que tudo aquilo que vivi me trouxe até aqui, hoje. E estou feliz por isso!
Para fazer essa escolha e ter a coragem de mudar tudo, tive que olhar para mim mesma e me apreciar. Foi quando descobri que já era uma pessoa muito competente em várias atividades. Foi aí que também recebi uma forte intuição para abrir Casas de Sonhos mundo afora.
Se você quiser se conhecer melhor e se apreciar vai gostar de saber que lá no site tem um teste de forças e competências para descobrir o melhor em você. A partir das respostas que obtiver lá vai poder se perguntar e responder:
– o curso que estou escolhendo reforça meus valores?
– o curso que estou escolhendo tem conexão com as minhas 5 principais forças de caráter?
– o curso que estou escolhendo me ajuda a desenvolver as competências que necessito para realizar o meu maior sonho de vida, ser, ter ou fazer aquilo que quero para mim?
Passe lá para conhecer e, se fizer sentido para você cadastre-se, também, como voluntário. Quem sabe um dia possamos trabalhar juntos em uma Casa de Sonhos em sua cidade ou você nos ajude de onde quer que esteja, colocando a serviço seus talentos e habilidades!
Com amor e um abraço daquele de 20 segundos,