ROBÔS SUBSTITUEM PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO
Os robôs vão substituir você, se não tiver um projeto de vida!
O Supremo Tribunal Federal (STF) o batizou de Vitor. Não.
Não é o meu filho e nem uma pessoa. É um robô. Além do Supremo, outros tribunais de justiça, como Rio Grande do Norte, Rondônia, Minas Gerais e Pernambuco estão utilizando robôs para minimizar a carga de 80 milhões de processos em trâmite. Sim. O Jornal Valor Econômicogarante que em poucos segundos eles são capazes de realizar uma atividade que um servidor humano gastaria 30 minutos executando e tenha certeza: com menor taxa de erro.
E não para por aí. O Poder Executivo está no mesmo caminho. No Portal CGU, foi publicada em fevereiro/2019, a Instrução Normativa nº 1/2019, que estabelece novas regras para utilização do procedimento informatizado para análise de prestações de contas dos convênios e contratos de repasses firmados pelo Governo Federal por meio do sistema Siconv.
Cada vez mais, o princípio da eficiência, inserido no Constituição Federal pela Emenda Constitucional no 19/1998 se faz cumprir. Atividades simples passarão a ser realizadas pelos robôs; servidores públicos terão garantida a segurança pela meritocracia e seus vencimentos e proventos de aposentadoria (o novo projeto de Reforma da Previdência traz isso de forma muito clara e não há outro caminho) serão fixados com mais isonomia em relação aos demais trabalhadores.
Esse cenário pode até parecer assustador, mas tenha certeza: impulsiona não só o enxugamento da máquina pública, mas também a evolução das pessoas e do mundo. Como assim Lili?
Significa que quem escolher permanecer no serviço público terá que ter brilho no olho, amar o que faz, fazer muito bem feito e contribuir para um Brasil melhor.
Com menos vagas e comodidades no serviço público, mais pessoas “tirarão o $ do olho”, perceberão que não tem, assim, tanta segurança e terão mais coragem de correr atrás do sonho e isso significa reconhecer e colocar talentos a serviço do mundo.
Citei apenas 2 casos, mas existem muito sinais que você pode receber como má notícia ou flechas dos anjos, como diz o Prof. Bruno Gimenes do Luz da Serra. Sinais de que você precisa reorganizar a sua vida, encontrar sentido e seguir no rumo do seu propósito de vida. Seu coração sempre aponta para lá!
E você? Ainda está focado em passar no concurso público e usar seus talentos somente após a aposentadoria (que você nem sabe se vai acontecer) ou já se inspirando e buscando coragem par mudar o mundo, já?
Com certeza será muito mais trabalhoso descobrir seus talentos e se desenvolver.
Essa atitude exigirá mais esforço e interações humanas, mas acredite: vai valer cada minuto e contribuir para a sua evolução como ser integral (físico, emocional, racional e espiritual).
Beijos de luz!
Lili Vieira