QUER COMPRAR UM TRABALHO ACADÊMICO?
Se comprar um trabalho acadêmico já foi uma alternativa viável para você, fique comigo até o final que eu vou te contar porque não vale a pena entrar nessa roubada!
No dia do trabalho de 2018, fui supreendida com uma notificação do Google (sim, recebo notificações dos assuntos que me interessam praticamente todos os dias e isso me ajuda a manter o foco naquilo que verdadeiramente importa) que me deixou bem assustada!
A matéria no jornal metrópole vinha com a seguinte manchete: “Monografias prontas em 48h chegam a custar R$ 6,5 mil no DF”.
E o pior não é nem o preço.
Pior mesmo, foi o desfecho de uma das histórias ali contadas e da atitude escandalosa de uma prática considerada crime, pela qual podem responder quem vende e quem compra.
Uma garota de Brasília comprou o trabalho por R$ 6.500,00. Entregou o trabalho, defendeu e foi aprovada pela banca examinadora.
No mesmo dia, à noite, a pessoa que vendeu o trabalho, enviou um direct do Instagran ao Orientador da aluna, informando que ela havia comprado o trabalho dele, não havia pago e que, portanto, como ele era o autor, o trabalho era plagiado.
Verdade seja dita.
Os Ghost Whriters existem por aí.
Escrevem discursos, livros de sucesso, mas como são pagos por isso, deixar de ter os créditos oficiais. No mundo acadêmico, entretanto, essa prática é perniciosa e antietica. Recentemente, aScielo em perspectivapublicou um editorial deErnesto Spinak,tratando do tema:
“no campo dos estudos acadêmicos em geral e, na pesquisa, em particular, o “ghostwriting” também é considerado uma forma de plágio, um comportamento antiético que poderia gerar até mesmo problemas de saúde na população, com as repercussões legais pertinentes.”
O pagamento do trabalho não descaracteriza a desonestidade intelectual e muito menos o crime de falsidade ideológica. Óbvio que a aluna teve que fazer o trabalho e possivelmente perdeu a formatura por isso.
O que quero te dizer é que não vale a pena!
Ao se enveredar por esse caminho e comprar um trabalho, você corre muito riscos, sem contar sua consciência e a oportunidade que perde de fazer um trabalho sobe o que ama, de organizar o conhecimento com profundidade, de conquistar mais segurança para falar sobre um assunto e resolver problemas, colocando em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso.
Além de perder o dinheiro, você pode perder seu diploma, pode ser acusado de crime de falsidade ideológica e crime contra a propriedade intelectual, pois não saberá como o trabalho foi feito, sem contar que, mesmo aprovado, levará para o resto da vida a sensação de incapacacidade e desonestidade…
É isso mesmo que você quer para sua vida?
Um diploma falacioso?
“A alma só sossega com a verdade”, já dizia Fritz Perls.
Pense nisso!
Se você já pensou em comprar ou conhece alguém que comprou e se deu mal ou bem, deixe aí nos comentários!
Um grande abraço!
2 COMENTÁRIOS
Rodrigo
Hoje virou um mercado ano passado um monte de aluno se formou dessa forma por preço bem mais baixos a banca só detectou apenas plagio e até os proprios professores fazem trabalhos para os alunos.
Lili
Oi Rodrigo! Sim é uma triste realidade. Felizmente o mundo está mudando e está ficando mais fácil descobrir. Veja só essa matéria em que o professor foi demitido por justa causa.
https://www.google.com/url?rct=j&sa=t&url=https://www.fatoamazonico.com/mantida-justa-causa-de-professor-universitario-que-vendeu-trabalho-de-conclusao-de-curso/&ct=ga&cd=CAEYACoUMTQ4NTc3NjE5MDgwNTc0ODE5NjgyHTkwM2I1MTIwMzliMDBlZWI6Y29tLmJyOnB0OkJS&usg=AFQjCNFzoTnnMkuRW_XlfbeBjO5xLNKeAw
Mas, penso que o pior mesmo, é o peso na consciência do aluno que deixou de fazer o melhor que podia para passar ao próximo nível e do professor que tira dele essa oportunidade.