O que você acha de estudar sobre o que mais gosta, encontrar soluções para problemas do mundo e ainda receber uma boa grana, como prêmio?
Hoje, 05.07.2016, o Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou os vencedores das melhores teses e dissertação de 2014, o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade – Edição 2015. O ato foi publicado no Diário Oficial da União, veículo oficial de comunicação do Brasil.
7 alunos dos mais variados cursos de doutorado e mestrado, como Química, Engenharia Civil, Química e Elétrica receberão prêmios de 10 a 15 mil reais e seus orientadores prêmios de 3 mil dólares. Mas, não para por aí! Além do Prêmio em dinheiro e despesas de viagem para vir receber o prêmio, os alunos receberão bolsa para estágio de pós-doutoral de 3 anos em instituição nacional que pode ser convertida em bolsa de 1 ano fora do país. Para os alunos de mestrado premiados, há previsão de bolsa de doutorado de até 4 anos em instituição nacional.
O edital do último concurso, estabelecia áreas de conhecimento bem específicas, possivelmente em razão da parceria estabelecida com a Vale S/A: a) processos eficientes para redução do consumo de água e de energia; b) aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos; c) redução de gases do efeito estufa (GEE) e d) tecnologias socioambientais com ênfase no combate à pobreza.
Os trabalhos, que já estão disponíveis nos repositórios das faculdades, são bem interessantes e específicos, o que era de se esperar, para garantia da cientificidade da pesquisa. Dentre eles, “Uso de pigmentos de óxidos de metais mistos na pavimentação para a mitigação da ilha de calor urbano”, enquadrado na primeira área de conhecimento e “Projeto de telefonia celular GSM baseada em Open Source e Open Hardware para comunidades rurais isoladas e carentes na Região Amazônica: estudo de caso em Itabocal – Irituia – Pará, enquadrado na última linha de pesquisa.
Outros 8 alunos foram selecionados para receber menção honrosa pelas teses e dissertações elaboradas.
Mas o que é, afinal, o prêmio-capes de tese? A Portaria 94 de 28 de junho de 2016 da CAPES/MEC, que estabelece o novo regulamento do prêmio, estabelece que ele se divide em dois: o Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese;
Quando publicada a Portaria, o edital 8/2016, para o Prêmio Capes de Tese 2016 já tinha sido divulgado. Com as mudanças, entretanto, perdeu efeito ao ser substituído pelo Edital 17/2017 da CAPES, que estabelece que o Prêmio Capes de Tese 2016 “será outorgado para a melhor tese de doutorado, selecionados [sic] em cada uma das quarenta e oito áreas do conhecimento reconhecidas pela CAPES nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.” Já o “Grande Prêmio Capes de Tese “será outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do Prêmio Capes de Tese, agrupadas em três grupos de grandes áreas”.
O novo Regulamento do Prêmio Capes de tese, trouxe, também, outras mudanças.
Uma delas foi a previsão expressa de que não haverá menção honrosa para o Grande Prêmio Capes e que essa fica limitada a apenas 2 no prêmio Capes de Tese.
O Regulamento não traz previsão de premiação em dinheiro, o que era de se esperar com a política de contenção de gastos. O novo edital, entretanto, manteve prêmios de 15 mil reais para os vencedores, 5 mil reais para as menções honrosas e 9 mil para os orientadores, custeadas pela Fundação Carlos Chagas e Fundação Conrado Wessel.
O novo regulamento também restringe a premiação às teses de doutorado, estabelecendo como premiação, bolsa de estágio pós-doutoral internacional para o Grande prêmio Capes de Tese e bolsa de estágio pós-doutoral nacional para o prêmio capes de tese.
Como norma geral, o regulamento estabelece apenas as linhas gerais do prêmio e as grandes áreas em que haverá premiação: a) Ciencias Biológicas, ciências da Saúde e Ciências Agrárias; b) Engenharias, Exatas e da Terra e Multidisciplinar (materiais e biotecnologia) e c) Ciências Humanas, Linguística, Letras, e Artes e Ciências Sociais aplicadas e Mutidisciplinar (Ensino).
De acordo com o at. 6º da referida Portaria, são critérios de premiação: a originalidade do trabalho; sua relevância, tecnológica ou social para o desenvolvimento científico; valor agregado pelo sistema educacional ao candidato, podendo outros serem estabelecidos em edital a cada edição do Prêmio.
O edital n. 17/2016, publicado pela CAPES, também no dia 29.06 estabeleceu, ainda, como critérios de avaliação a relevância cultural e inovação.
O último dia para inscrição das teses no sistema da Capes é 20.07 e os prêmios serão entregues em dez. de 2016. Confira aqui o resultado!
Tá, mas e se eu estiver, ainda na graduação, como posso aproveitar essa notícia?
1. As teses e dissertações disponíveis nos bancos de teses, nem sempre trazem as menções que receberam da banca examinadora. Buscando as teses e dissertações vencedoras do concurso de teses, você tem acesso aos melhores trabalhos em cada área e pode tomar como exemplo aquele que já foi avaliado pela banca da IES e por uma comissão da CAPES. Se você quer aproveitar o seu tempo e fazer o melhor que pode, tomar como exemplo os top da área para encurtar o caminho, é um bom começo.
2. Fique de olho! Observe os critérios estabelecidos no Edital para ir treinando na graduação e no mestrado, ao fazer o seu TCC e dissertação. Observe que o importante é escolher temas de pesquisa que sejam relevantes do ponto de vista tecnológico, social, cultural e inovador ou para o desenvolvimento científico. Trocando em miúdos: sua pesquisa tem que ser útil e contribuir para fazer deste mundo um lugar melhor para se viver.