E se as pessoas descobrissem seus talentos espiando o seu trabalho acadêmico? E se a solução que você propôs no seu TCC fosse adotada por alguém ou alguma empresa para mudar o mundo?
Isabel Haal era uma estudante de moda do Pratt Institute, Brooklin em Nova York e conseguiu ir muito além do que imaginava com o seu TCC! Vai realizar o sonho de ver uma Pop star vestindo uma das suas criações. Ninguém menos que Rihanna!
Segundo a revista Elle, o estylist Mel Ottenberg foi dar uma olhada na produção dos formandos e escolheu dentre eles o modelo que Rihanna vai usar para gravar sua participação no clipe de Calvin Harris, “This Is What yu Came For”.
Eu não sei se você sabe, mas os trabalhos de conclusão de curso, inclusive no Brasil, ficam a disposição do público para consulta. Esse é um dos grandes benefícios da tecnologia moderna. Seu trabalho pode ser apresentado, por meio de links institucionais do IBCT, banco de teses e dissertações ou da sua própria Instituição de Ensino Superior (IES). Você não precisa mais andar com o trabalho embaixo do braço, se quiser mostrá-lo às pessoas. Basta incluir o link para consulta no seu currículo ou no email, facilitando assim o acesso aos recrutadores.
Enquanto diretora administrativa em um renomado escritório de advocacia em Brasília, por diversas vezes, solicitei a apresentação do TCC ou de artigos para avaliar como o candidato expunha suas ideias, demonstrava suas habilidades e talentos com a escrita, formatação, organização do conhecimento. E isso podia valer mais que a entrevista.
A prática ainda é pequena entre as empresas, que ainda não descobriram o potencial dos bancos de teses e dissertações. Acredito, verdadeiramente, que inclusão da análise do TCC como critério de seleção poderá, com certeza, reduzir a distância que existe entre os bons profissionais e as empresas que buscam solucionadores de problemas. Até porque, o TCC é um dos primeiros trabalhos concretos, elaborados pelo auno, a partir de um tema escolhido de acordo com seu peculiar ponto de vista. Por meio dele, pode-se avaliar muito mais do que se imagina.
Se a moda pega entre os responsáveis pela seleção e recrutamento, muita gente que acabou fazendo só para passar, pode perder aí muitos pontos e perder a vaga dos seus sonhos por não ter acreditado que o TCC é uma excelente oportunidade para dar o primeiro passo para uma carreira de sucesso!
Em um mundo com tantas distrações e ofertas, é preciso focar naquilo que queremos fazer no futuro e fazer o melhor que podemos a todos que de nós precisarem.
Trabalhar pro bono, para colocar em prática nossas ideias também é uma ótima opção para adquirir competência e ter casos concretos para mostrar. Afinal, como já dizia o Gerônimo Theml, meu mentor, habilidade se adquire com a prática e repetição. E se agente está construindo o futuro que quer, mesmo que de graça, vai valer a pena, porque é isso que faz o nosso olho brilhar. E depois, na hora de contar sobre a sua experiência, para conseguir o primeiro cliente pagante, ninguém precisa saber que ela foi de graça, mas apenas que você transformou aquela vida. Eu mesma, trabalhei de graça no início da minha carreira e isso foi fundamental, para que eu tivesse mais segurança nos atendimentos posteriores.
Então, se você está fazendo ou vai fazer um TCC, faça o melhor que pode, não só porque as pessoas estarão de olho em você, mas principalmente, para que tenha orgulho do trabalho que fez e das soluções que apresenta, que podem mudar o mundo. Lembre-se: você pode muito mais do que imagina! Esteja pronto!
* 1a. Coach acadêmica do Brasil, é palestrante motivacional, autora do livro Pesquisa e Monografia Jurídica na era da Informática (Brasília Jurídica), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da UCB e UDF.