COMO VENCER A PROCRASTINAÇÃO E AGILIZAR O TCC?

COMO VENCER A PROCRASTINAÇÃO E AGILIZAR O TCC

Compartilhe esta postagem

Seu prazo para fazer e entregar o TCC está ficando apertado e, por mais que você saiba disso não consegue sair do lugar? Você se sente pressionado, preocupado e isso parece te impedir, ainda mais de escrever e evoluir? Já passou pela sua cabeça que é melhor relaxar e deixar o TCC para o outro semestre, só para se livrar dessa sensação de impotência e ansiedade?

Eu sei que esse sentimento é muito ruim; eu também já passei por isso. Mas, não se sinta assim tão mal. Além de ser muito mais comum do que você imagina, tem solução e só depende de você para resolver.

Então, vamos começar do início para que fique tudo bem explicadinho e não tenha mais desculpa para não fazer esse TCC e passar para o próximo  nível!

De acordo com o Houaiss, procrastinar é “transferir para outro dia ou deixar para depois”.

Embora o conceito de procrastinar seja praticamente o mesmo para todos, os motivos e as maneiras que encontramos para fazer isso, em geral, são bem diferentes: de dar uma olhadinha na caixa de e-mails ou no watsap, na esperança que apareça alguma coisa que possa priorizar, até beber água ou comer alguma coisa antes de começar…

Mas, porque as pessoas fazem isso, mesmo sabendo que o TCC não vai se fazer sozinho e correndo o risco de ter que repetir o semestre, perder a formatura com os amigos e, sabe se lá, até, a vaga dos seus sonhos?

Recente artigo do Leandro Picini, trouxe um estudo do Dr. Piers Steel professor na Escola Haskayne of Business que identificou em um estudo de 10 anos que as causas da procrastinação, em geral, são a aversão à tarefa; a impulsividade; a distração e a motivação.

Um outro estudo feito pela psicológa Marta Branco com estudantes universitários, mostra que a procrastinação está associada à dúvidas sobre como fazer o trabalho, o medo de errar e de não atender às expectativas dos outros.

Mas sabe qual foi a pior descoberta do estudo?  A maioria dos procrastinadores “acabam por revelar desempenhos que estão abaixo das suas capacidades, e acabam por ficar frustrados porque perdem oportunidades” (Dewitte & Lens, 2000).

Nem todo mundo ama escrever ou vê o TCC como algo prazeroso de se fazer, é verdade. Afinal, são tantos mitos envolvendo esse assunto, que boa parte dos alunos tem mesmo é aversão a fazer esse trabalho, por medo do orientador, da banca, do que vão falar, quando o trabalho for exposto…

Por esse motivo, acabam agindo por impulso, priorizando outras coisas que poderiam esperar. Daí vem aquela ideia maravilhosa: deixa eu dar uma pesquisadinha no Google para ver o que eu acho sobre o assunto e, como não há motivação para manter o foco, acaba parando no youtube ou no canal de esportes e quando percebe, lá se foram 2 horas.

Outro dia, fazendo um curso do Professor Bruno Gimenes, aprendi que é preciso encontrar amor naquelas coisas que você vive adiando e agradecer pela oportunidade de fazê-las é um bom começo para quem quer realmente fazer a coisa acontecer.

Como coach, eu te perguntaria o que é que você ganha estudando sobre a sua paixão, fazendo um TCC nota 10, que vai te ajudar a se tornar um especialista naquilo que você mais ama fazer.

Mas, pode ser que você tenha muitas crenças negativas em relação ao TCC e se eu não estiver presente para te ajudar a desconstruí-las, você pode não enxergar todas as oportunidades maravilhosas que você tem ao fazer o TCC.

Por isso, tomarei a liberdade de aqui listá-las, mas antes de ler minhas observações, de todo o teu coação, responda a pergunta poderosa que acabei de lhe fazer.

Sou grato pela oportunidade de fazer o TCC, porque:

a)      vou estudar sobre um assunto pelo qual sou apaixonado;

b)      estudando sobre o que amo, poderei conhecer um problema em profundidade e encontrar soluções mais facilmente;

c)       solucionando problemas sobre esse assunto rapidamente, posso ser lembrado e contratado para fazer isso pelo resto da minha vida;

d)      sei que posso fazê-lo por etapas, um passo de cada vez e tenho o orientador para me ajudar a acertar o rumo se precisar;

e)      se eu fizer um ótimo trabalho, a banca vai aprová-lo e me dar sugestões de aperfeiçoamento para ficar ainda melhor;

f)       com o aval da banca, posso usar meu trabalho como cartão de visitas para conseguir a vaga dos meus sonhos;

g)      vou enriquecer meu currículo com o meu trabalho e poder dar a minha vida profissional a direção que eu quero e não me deixar levar pelas circunstâncias;

h)      quanto mais conhecimento e experiência eu tiver na solução deste tipo de problema, mais eficiente serei e posso ser muito bem remunerado por isso;

i)        posso usar esse primeiro trabalho para organizar o conhecimento em um banco de dados que alimentarei para a resto da minha vida a partir das novas descobertas, experiências e notícias…

j)        posso me tornar um especialista, uma autoridade na solução deste tipo de problema;

k)      conseguirei abertura para publicar meus achados em revistas especializadas;

l)        posso conseguir uma bolsa de estudos para aperfeiçoar meus estudos sobre o assunto;

m)    solucionando problemas das empresas, da administração, estarei contribuindo para fazer deste mundo um lugar melhor para se viver;

n)      solucionando problemas com eficiência, me sentirei útil;

o)      me sentido útil às pessoas, empresas e ao  mundo, minha autoestima vai melhorar;

p)      como amo o que faço, nunca me cansarei de me especializar e me atualizar sobre esse assunto, terei garantia de remuneração elevada e uma vida extraordinária;

q)      me especializando sobre o assunto, posso ser convidado a ensinar outras pessoas, dar aulas, palestras;

r)       me tornando um expert, posso escrever um livro para ajudar as pessoas;

s)       me tornando um expert, jamais ficarei desempregado e minha família terá orgulho de  mim;

t)       mesmo após a minha aposentadoria, continuarei tendo um propósito em minha vida e jamais me sentirei inútil.

Gostou desse post, compartilhe!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

contato@lilivieira.com

© 2018 . Lili Vieira. Todos os direitos reservados. Termos de uso. | Desenvolvido por josepauletters.