Você sabe o que é um gênio?
Alguém que tem aptidão natural para alguma coisa, ou seja tem uma inclinação para fazer algo, uma vocação, um dom, um talento, uma habilidade, uma aptidão, disposição com a qual já nasceu.
Geralmente, a pessoa que vive a sua genialidade em algo, é inspirada, tem fértil imaginação, engenhosidade e por isso mesmo alta capacidade de resolver problemas sobre um assunto específico. É, como dizem alguns, um prodígio, um crânio, uma inteligência no assunto, um sábio.
Com exceção de Leonardo Da Vincci, que era gênio em múltiplas ciências e artes, como a pintura, arquitetura, aeronáutica, anatomia, física e tantas outras, você só precisa escolher uma delas. Aliás, melhor! Escolha apenas um ponto de alguma delas que tenha conexão com a sua paixão, com aquilo em que você é naturalmente bom, que faz sem perceber o tempo passar!
Você pode até estar pensando que isso é muito bom para ser verdade, que você está longe de ser um gênio, mas sabe o que disse um dos maiores gênios da humanidade, Einsten? “Todo mundo é um gênio, mas se um peixe for avaliado pela sua capacidade de subir em árvores, vai passar a vida toda achando que é estúpido.”
Gostou? Eu amo essa frase! Então, eu quero que você responda agora! Quais são os seus 5 maiores talentos e habilidades? Pelo quê as pessoas são gratas a você? O que você está fazendo hoje, aproveita os seus talentos? O quê você precisa fazer para começar a ser avaliado pelos seus talentos e habilidades naturais?
Todos nascem gênios, mas viver, expressar a genialidade e usá-la para deixar o mundo melhor, é uma escolha que, não vou mentir para você, dá trabalho, mas com certeza vale muito a pena, por que traz muito mais felicidade.
Na maioria das vezes, para se tornar um especialista, um solucionador de problemas, você precisa estudar e se aprofundar em algum tema específico e desenvolver as habilidades, como fizeram a maioria dos gênios da contemporaneidade, para que elas se transformem em competências.
Quer encurtar o caminho para começar a expressar a sua genialidade? Vem comigo, então!
A ideia é você orquestrar tudo a partir da sua paixão.
Descubra o que você ama fazer e faria até de graça e orquestre tudo para que você se torne um especialista nisso.
Está fazendo graduação?
Escolha o tema da monografia ou do TCC de acordo com a sua paixão. Vai começar uma pós-graduação? Candidate-se a uma que te ajude a se especializar ainda mais. Vai se candidatar a uma vaga de emprego? Veja se tem pertinência com aquilo que você quer viver no futuro. Vai ler um livro? Leia-o buscando ideias sobre a sua especialidade e vá anotando e organizando todo o conhecimento. Vai ao cinema? busque aquilo que importa e tenha conexão com a sua especialidade. Sempre, sempre tem alguma conexão, porque nada, nada acontece por acaso. Basta você estar presente para aquilo que realmente importa!
Quando você menos perceber, estará falando com autoridade, fazendo citações de outros autores, trazendo exemplos sobre o assunto. Daí a ser reconhecido como gênio ou especialista e ser muito bem remunerado por isso, é um passo!