A DICA DO SHEPHERD PARA O SEU TRABALHO ACADÊMICO

A DICA DO SHEPHERD PARA O SEU TRABALHO ACADÊMICO

Compartilhe esta postagem

Minha filha Geovana tem 13 anos e desde os 11 fala que quer se tornar cirurgiã pediátrica.

Só por isso concordei em assistir, com ela, uma série pela qual ela é apaixonada: Grey’s Anatomy.

Eu não gosto de ver sangue ou pessoas feridas, diferentemente dela, que vê tudo isso como algo natural, que deve ser tratado. Para quem quer fazer medicina, é o pensamento ideal…

E ontem, assistindo ao episódio 7 da Temporada 6, fiquei emocionada com uma cirurgia que durou 30 horas, para dissecar um tumor na coluna. Um tumor considerado inoperável pela maioria dos médicos. O paciente ainda estava andando.

Tá Lili, mas o que isso tem a ver com o trabalho acadêmico que estou fazendo agora?

Esse episódio mostra o paciente, um cara muito sofrido, mas com muita fé e confiança de que pode superar mais uma dificuldade, como a possível perda dos movimentos das pernas em razão de uma cirurgia extremamente invasiva.

Mostra que se você não se deixar levar pelo “é impossível”, pelo “não fazer”, pelo “não pode”, pelo “inoperável”, possibilidades se mostrarão a sua frente. Mas o mais importante e que mais tem a ver com o seu momento de TCC, foi  aquele em que Derek Shepherd, dizendo sim para si mesmo e para seu paciente, contrariando muitas opiniões (cuidado com os ladrões de sonho!) resolveu fazer o que tinha que ser feito. Abriu o paciente e passou quase 10 horas, ali parado, apenas estudando o tumor, falando consigo mesmo, entendendo e depois, simplesmente o fechou. Quando chegou em casa, desenhou o tumor na parede do quarto e continuou conversando com sua esposa, que também é medica, procurando encontrar uma solução, até que no dia seguinte, operou o inoperável e conseguiu curar o paciente.

Com essa história quero te dizer duas coisas:

a)      que você vai querer fazer coisas, estudar assuntos, problemas que outros entenderão ser impossíveis, inclusive seu orientador e você pode, simplesmente baixar a cabeça e concordar ou seguir em frente, estudar, se preparar mais ainda, para provar que é possível e que o impossível, como diz o Cortella, é apenas uma opinião.

b)      Quando você encontra o problema, precisa passar um tempo com ele, para conhece-lo melhor. Depois precisa falar sobre ele com você mesmo e com outras pessoas.
Isso vai lhe dar segurança, vai te ajudar a organizar melhor as ideias, para propor uma solução, mas o melhor mesmo é que você começará a se tornar conhecido como a pessoa que soluciona problemas nessa área… Já é um primeiro passo para se tornar especialista. Por isso, escolha um problema que terá prazer em resolver.

Tá Lili, mas ali já é a Medicina na prática, eu só estou fazendo o Trabalho acadêmico. É verdade, mas a lógica do Trabalho é que você aprenda a se tornar um solucionador de problemas. Foi o que o Shepherd fez: encontrou o problema, estudou, reuniu informações, recursos, pensou nas hipoteses de solução, testou hipoteticamente e, quando se sentiu preparado foi lá e fez…. só que na vida real, tudo acontece muito rápido… Seu TCC é apenas um treinamento para você se tornar um profissional de sucesso!

Então é isso, procure o episódio 7, Temporada 6, na Netflix e assista.
Tenho certeza, que vivenciando a experiência do Derek, você vai compreender muito melhor o que estou te falando e vai perceber como um “sim” e uma boa conversa sobre o problema podem te ajudar com o seu trabalho acadêmico.

Diga sim para você mesmo e acredite naquela tua ideia que pode, até, à primeira vista parecer uma loucura.

TJ.

Beijo!

Um grande abraço e até o próximo post!

Gostou desse post, compartilhe!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

contato@lilivieira.com

© 2018 . Lili Vieira. Todos os direitos reservados. Termos de uso. | Desenvolvido por josepauletters.