Eles eram apenas dois garotos audaciosos. Queriam construir um avião supersônico, capaz de voar com pelo menos 50 pessoas. Não tinham qualquer conhecimento específico sobre aviões, mas todo o conhecimento estava, ali, disponível na internet. Montaram um grande galpão no meio do deserto e no meio do processo de construção tiveram uma ideia genial! Aceitariam a contribuição de qualquer pessoa que quisesse…De vez em quando, aparecia um ou outro para dar ideia, retirar uma peça, adicionar uma outra, reduzir dimensões… com o tempo, mais pessoas apareceram para contribuir.
O avião estava praticamente pronto… A cidadezinha mais próxima recebeu a visita de um engenheiro aeroespacial recém aposentado, que ficou intrigado com o projeto. Resolveu conferir e ficou maluco com a segurança. Instalou uma válvula de segurança, um botão de emergência e deixou vária anotações a serem seguidas. Saiu dali mais em paz…
Duas semanas depois, um jovem de 16 anos, cabelos negros e lisos num repicado moderno que escondiam parte do rosto, postou-se diante do avião. Ficou ali por um tempo. Depois entrou, olhou cada item. Resolveu, então, retirar a válvula de segurança e deu fim nas anotações cuidadosamente redigidas pelo engenheiro… Disse que de nada serviriam.
3 dias se passaram e, com as últimas contribuições, o avião parece estar pronto para seu primeiro vôo. Só falta decidir quem vai pilotá-lo.
Essa história foi contada por Daniel Levitin* para ilustrar como a Wikipédia foi construída na sua concepção.
Se você ainda não sabe, a Wikipedia é uma enciclopédia livre que todos podem editar. Nas palavras do próprio site é um “[…] projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilígue”. Os editores que tem livre passe para incluir, excluir, alterar as informações são todos voluntários. Respeitados os princípios, todo mundo pode mudar tudo o tempo todo.
Como autora de livros e artigos evito usá-la. Procuro sempre fontes confiáveis, como livros e revistas reconhecidas. Como professora, orientadora e coach acadêmica e intelectual sempre recomendo aos alunos e coaches que não façam uso.
Como revisora de livros, entretanto, invariavelmente me deparo com citações. Só no primeiro semestre de 2017, encontrei 5 citações em 2 livros que revisei. Nos dois, recomendei a substituição, o que nem sempre é compreendido pelos autores que teimam em manter a wikipedia.
Afinal, todo mundo usa e lá tem de tudo, dizem.
Encontrar essa história do avião me deixou extremamente feliz.
Eu não sei você, mas eu preciso de explicações lógicas, racionais e essa história me permitiu mostrar a razão pela qual não se deve usar a wikipedia.
Em resumo, você até pode usar se quiser, mas não deve.
Por isso, fiz questão de aqui reproduzir a história, com a certeza de que ela vai te mostrar que esse mundo de conhecimento, que é wikipedia, foi construído a várias mãos, por especialistas e incautos. Qualquer um pode acrescentar ou tirar algo. É um conhecimento não verificado.
Por isso, se não for um assunto muito recente, ainda não disponibilizado em revistas e livros verificados por pares, melhor não citar.
Optando você por citar, prepare-se para se justificar perante eventuais questionamentos da banca examinadora.
Quem avisa, amigo é e eu quero o melhor para você!
Quero que você busque e organize o conhecimento a partir de bases sólidas, para que se torne, no menor tempo possível, um especialista naquilo que mais ama fazer!
Beijo,
Com amor, Lili